Coordenador : Fábio Ferreira Ribeiro
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390247.2199.187147.24022023
Departamento/Setor: DCA
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Comunidade acadêmica da UFF e a sociedade em geral. O público-alvo citado no pressente projeto é, unicamente, o tangível.
Local de atuação: Nas dependências da UFF e/ou em instituições públicas e privadas e/ou de forma virtual.
Objetivo
- Incrementar o diálogo entre a comunidade acadêmica da UFF e a sociedade em geral; - Disseminar a produção intelectual, científica e cultural da comunidade acadêmica da UFF; - Democratizar o conhecimento produzido nas IES junto à sociedade em geral; - Aumentar o contato dos envolvidos no projeto com grupos de pesquisa, conselhos profissionais, organizações culturais, dentre outros atores sociais; - Ampliar as possibilidades de absorção de conteúdo do processo ensino/aprendizagem através da utilização de vários meios; - Oferecer ao corpo discente canais para a formação cidadã e para que sejam agentes de transformação social; - Contribuir para o aumento do número de alunos da UFF inseridos no mercado de trabalho.
Resumo
A universidade pública é lócus de excelência na produção intelectual, científica e cultural da sociedade brasileira contemporânea. A partir destas características, o projeto objetiva ampliar a interação entre a Universidade e a sociedade, além de disseminar o saber produzido nas IES a utilizar, para isto, de múltiplos elementos, como, por exemplo, palestras, workshops, sessões de cinema, bem como prosseguir com a realização de programa em vídeo (intitulado Saber em Movimento) com debates entre acadêmicos com temas pertinentes à sociedade e à comunidade acadêmica, sempre a estimular a reflexão e a análise. O projeto pode vir a promover parcerias com outros projetos de extensão, grupos de pesquisa (aqueles devidamente cadastrados nas suas respectivas IES), com conselhos profissionais (como o IBA, CRC, CRA), organizações culturais e acadêmicas da sociedade (como cineclubes, grupos teatrais, bibliotecas), escolas públicas e pré-vestibulares comunitários, organizações não governamentais (como ONGs e OSCIPs), grupos comunitários, dentre outros atores sociais.